DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – SAMBA DE RODA

2

O Dia da Consciência Negra foi lembrado na Girassol com Samba de Roda. O grupo de sambadeiras “A Corda Samba de Roda” que mantém um projeto no bairro de Tubarão, Subúrbio Ferroviário de Salvador, abriu uma imensa roda e colocou todas as crianças para sambar. E os alunos, que estavam com todas as músicas na ponta da língua, corresponderam com muita alegria.

A apresentação faz parte do projeto do professor de música Valnei de ensinar para as crianças aspectos da cultura afro brasileira. Durante o ano todo, através da música e da arte (teatro e artes plásticas) as crianças aprendem a valorizar e a entender o valor dos negros na construção cultural e social do nosso estado e do nosso país.

FOTO 1

 

Sobre o Samba de Roda – O Samba de Roda é um acontecimento popular festivo que combina música, dança e poesia. Surgiu no século XVII, na região do Recôncavo no Estado da Bahia, e vem das danças e tradições culturais dos escravos africanos da região. Além disso, contém elementos da cultura portuguesa, como a língua, a poesia e alguns instrumentos musicais. Em 2005, o samba de roda, forma musical-coreográfica da região do Recôncavo, na Bahia, foi incluída pela Unesco na sua III Declaração de Obras-Primas do Patrimônio Imaterial da Humanidade.

fonte: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: