MÊS DA CRIANÇA – FEIRA DE TROCA DE BRINQUEDOS E LIVROS

FEIRA DA TROCA DE BRINQUEDOS

Brincar com liberdade e criatividade é um direito de toda criança. E esse brincar nem sempre precisa estar vinculado ao consumo de brinquedos. Para provocar essa reflexão sobre o consumismo infantil que envolve o Dia das Crianças, será realizada a 6ª Troca de Feira de Troca de Brinquedos e Livros, no dia 3 de outubro de 2015, sábado, às 9h, na Praça Flora.

Trocar é mais divertido que comprar: o objetivo principal da feira é promover um tempo e um espaço em que crianças e os pais possam vivenciar o verdadeiro sentido do brincar. A expectativa é deixar claro que a brincadeira está além da aquisição de brinquedos, especialmente neste momento do ano em que há um aumento expressivo da veiculação de mensagens publicitárias para o público infantil.

A Feira de Troca de Brinquedos e Livros é também uma oportunidade para conversarmos sobre excesso de consumo e desperdício, além de estimular o desapego aos bens materiais. A reflexão já começa antes mesmo da realização da Feira, quando a família seleciona os brinquedos que podem ser trocados. Nesse instante, os pais ou responsáveis podem conversar sobre a quantidade de brinquedos, aproveitando para mostrar os itens muito desejados e pouco utilizados e a importância deles perceberem a necessidade daqueles produtos serem mais bem aproveitados por outras crianças.

A Feira de Troca de Brinquedos e Livros: a promoção de feiras de troca surgiu em 2012, como uma ideia-convocação do Instituto Alana acolhida por pessoas, instituições e coletivos locais que já organizaram as feiras de troca de brinquedos em mais de 50 cidades brasileiras. Depois do grande sucesso das cinco últimas edições soteropolitanas, Salvador repete a dose de diversão, reflexão e exercício de desapego.

Na capital baiana, a organização do evento é conduzida por um grupo de mães, pais e cidadãos soteropolitanos, voluntários que almejam uma infância plena, mais inclusiva e menos consumista, que contam com a parceria de instituições públicas e privadas que priorizam a infância, o brincar e a inclusão. O evento contará com uma divertida programação que valoriza o brincar e a infância, desconstruindo a ideia da necessidade de consumir brinquedos novos para possibilitar a diversão infantil. A Prefeitura de Salvador apoia a Feira por meio da Limpurb. Já o Governo da Bahia reforça a segurança para evitar ocorrências durante o evento. As benfeitorias desta edição estão por conta do Movimento Infância Livre de Consumismo (Milc), Feiticeiras da Festa, Eureka Brincantes, Movimento Presença, Canastra Real e Escola Bike Anjo.

(texto feito pela organização do evento)

Vamos Lá:
6ª Feira de Troca de Brinquedos e Livros/Semana Mundial do Brincar
Data – 3 de outubro de 2015 – sábado
Local – Praça Flora – na Rua Guillard Muniz – Pituba
Horário – 09h às 11h

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: