ESTAÇÃO DA LEITURA 2015 – TENDAS CONTADORAS DE HISTÓRIAS

lozandia

Girassol, sala 24, na porta uma Princesa ou Deusa das Histórias nos convida adentrar. Do lado de lá um ambiente bem diferente, luz baixa, música tranquila e 5 tendas. Tudo começa assim:

Primeiro passo respirar e ouvir.  

Sejam bem-vindos ao espaço das Tendas Contadoras de Histórias

Nascemos no Mundo do Era uma vez e crescemos felizes para sempre…
Na verdade, Sempre que algum leitor nos visita…
Através do portal mágico que é aberto quando a sua voz conta uma história para uma criança, nós nos mantemos nesse mundo encantado…
Para fazer essa magia ouça com atenção:
Escolha nas nossas caixas de livros a história que você quer contar…
Escolheu?
Agora, segure a mão da criança que está ao seu lado e repita conosco:
-“Serei seu leitor e usarei minha voz como chave para abrir o mundo encantado das histórias para você.”

Segundo passo, as Tendas estão abertas, podem entrar !

Em cada tenda uma família e muitas histórias. Eu do lado de fora, uma curiosa jornalista fico só observando, vejo pela sombra mãe e filha num gesto de amor que me deixa comovida. A Mãe e a filha são Ivana e Sofia que se abraçam após ler o livro “Margarida Bem Me Quer” da escritora Deborah Kristel. “As tendas criam um ambiente mágico, é muito aconchegante, fica mais fácil se render a história” diz Ivana.

SOFIA

Na tenda ao lado, mãe, avó e  filho/neto. Dona Iraci, 71 anos, mora na cidade de Sobradinho, região norte da Bahia, como estava em Salvador fez questão de conhecer a escola do neto. A nora Isabela Santos, ex-aluna da Girassol e da professora Lozândia – a Princesa ou Deusa da Literatura – aproveitou a Estação da Leitura para apresentar a escola para a Dona Iraci que ficou encantada com as Tendas. “Sempre gostei de ler para os meus filhos, às vezes lia em volta da fogueira lá no interior, agora posso ler para o meu neto, e neste lugar dentro de uma tenda, me deixou ainda mais feliz e nostálgica” explica Dona Iraci. Para o filho/neto Cauã, do 1º ano, este foi um momento de reunir a família e de carinho com a mamãe e a vovó.

VOVO

A Tenda Contadora de Histórias foi uma criação da professora Lozândia Alcantara e da coordenadora de eventos da Girassol e escritora Liris Letieres que explica a ideia principal das Tendas “inicialmente criamos essas tendas como um momento intimista entre a família, o adulto é o responsável pela leitura, então logo percebemos que esse momento não poderia ser como uma oficina que tem tempo pra acabar, cada família iria administrar o seu tempo, livre para conduzir o ritmo da leitura. Depois era hora de criar um ambiente acolhedor, veio a ideia da luz baixa, da música e uma apresentação do que viria a seguir”.  

tendas 2

Segundo Liris esse momento foi enriquecedor para a escola, que sabe da importância de criar instrumentos que favoreçam o gosto pela leitura “hoje a educação é sustentada pela criatividade precisamos ser criativos, criar meios para favorecer a escrita e a leitura na vida dessas crianças” como também para as famílias, “teve pai que revelou que nunca tinha contado uma história para o filho outro aproveitou o momento para não só ler, mas também para uma conversa olho a olho com o filho”. 

ESCURO

Na família de Arthur a experiência foi dividida com a mãe Cacilda Oliveira e o pai João Freitas. “Num tempo onde a tecnologia é tão presente onde o tempo é tão curto, a gente sente que falta esse recolhimento, de estar num lugar reservado sem interferências externas, assim podemos ler e ouvir com mais atenção, a história do livro e o que o outro tem a dizer” explica Cacilda.

arthur

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário