DESFILE DO 2 DE JULHO – UMA AULA DE HISTÓRIA NAS RUAS DE SALVADOR

2-de-julho

Amanhã é o dia que as ruas do Centro de Salvador ganham as cores da bandeira do Brasil e da Bahia, é de dia lembrar das batalhas que aconteceram na Bahia a favor da Independência do Brasil, que foi declarada por Dom Pedro I no dia 07 de setembro de 1822. Na Bahia o exército português continuava resistindo, e é neste contexto que surgem os herois do 2 de julho: Maria Quitéria, Maria Felipa e Joana Angélica, além dos índios e os caboclos que representam a luta do povo em busca da liberdade, com isso a consolidação da Independência do Brasil só aconteceu um ano depois do grito de Dom Pedro I, em 2 de julho de 1823.

Programação do Desfile – na quinta-feira (02.07), a programação do desfile começa às 6h, quando acontece a Alvorada com queima de fogos na Lapinha. Às 8h, é feita a organização do Cortejo Cívico, que se inicia às 9h30 e segue em direção à Praça Thomé de Souza, local onde os Carros Emblemáticos dos Caboclos são recolhidos por volta das 11h30.

No período da tarde, às 13h30, acontece a Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval. Às 14h, o cortejo será organizado para sair uma hora depois. Às 17h, os Carros Emblemáticos chegam ao Campo Grande, onde serão realizadas as últimas homenagens das autoridades políticas e militares.

A atleta que irá acender a pira do Fogo Simbólico será Marily dos Santos, líder do Circuito Brasileiro de Corrida de Rua.

Guerreiras da Independência – O tema do desfile de 2015 será “Guerreiras da Independência” em homenagem às mulheres que participaram da luta pela Independência da Bahia e do Brasil, representadas por Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa.

Programação Cultural – nesta edição, um total de 46 fanfarras irão participar do desfile, divididas em 20 no turno matutino e 26 no turno vespertino.

Os grupos provêm das escolas municipais, estaduais e do interior da Bahia. Além disso, o Afoxé Filhas de Gandhy fará uma participação especial pela manhã.

A programação musical se inicia na noite após o desfile, a partir das 18h, com o XXIV Encontro de Filarmônicas e na sexta, às 19h, acontece o Baile da Independência com participação de Armandinho, ambos sob a coordenação do maestro Fred Dantas.

Na sexta-feira, sábado e domingo, a Feira do Livro “Ao Pé do Caboclo”movimenta o Campo Grande das 9h30 às 18h. No domingo, às 17h, acontece a Volta dos Carros Emblemáticos, com a atuação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, fanfarras e grupos culturais.

(fonte: Jornal Tribuna da Bahia)

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: