“A MINHA CULTURA É A CULTURA DE VOCÊS TAMBÉM”

indios e o menino

” Minha cultura é a cultura de vocês também “ disse o cacique Yapori da etnia Kariri Xocó de Alagoas durante a visita da tribo deles na Girassol. No mês de abril, os índios estiveram na escola conversando com as crianças. O cacique contou como vivem, seus costumes e tradições e porque eles  estão na cidade. “O índio hoje em dia não caça nem derruba árvore para fazer oca – típica habitação indígena – porque também precisamos preservar a natureza e os bichos, então o índios vem pra cidade para vender seu artesanato é uma forma de levar recursos para a aldeia” explicou Yapori. Segundo o cacique os índios dependem desse tipo de comércio para sobreviver. Todo ano, diversos grupos, cada um composto por cerca de oito pessoas, sai de sua terra para vender a produção artesanal na Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Cada um desses grupos responde pela economia de 60 famílias.

artesanato

O encontro entre os representantes da tribo Kariri Xocó e os meninos rendeu muitas perguntas e respostas. Curiosas as crianças capricharam nas perguntas, como a de uma aluno do 4º ano que perguntou ao cacique se eles acreditam em Deus. Ele respondeu que sim, e que eles acreditam que só existe um Deus para toda a humanidade independente da religião. Para o cacique o mais importante dessa visita na escola é a troca que acontece entre as crianças e os índios, “quando eu volto para a aldeia, também converso com as crianças da tribo e falo o que aprendemos aqui na cidade” conta o cacique.

palestra indio

Para os alunos a visita dos índios foi um acontecimento único na escola, “essa foi a primeira vez que eu conversei com um índio, é muito legal a gente poder tirar dúvidas e ouvir as histórias de um povo que a gente só conhecia pelos livros” diz Noemi, do 4º ano, do Ensino Fundamental. Depois da conversa foi a hora da dança, os índios apresentaram algumas danças tradicionais entre elas o Toré.

Os Kariri-Xocó estão localizados na região do baixo São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio, cuja sede fica em frente à cidade sergipana de Propriá.

dança

Saiba mais entrando no site:  www.karirixoco.com.br

Anúncios

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: