ENCONTRO COM O POETA – JOÃO FILIPE

gfg

“Eu não sabia que uma criança de 4 anos poderia criar uma poesia, eu pensei que só com 6 anos, eu fiquei surpresa”, essa frase da pequena Sara, do 4 ano do Ensino Fundamental da Escola Girassol, resume bem como foi o encontro do alunos com o poeta. O autor em questão, é João Filipe de Castro Oliveira, de 12 anos, que acaba de lançar o seu primeiro livro de poemas “Sussurrador de Poesia”. O menino prodígio recitou o seu primeiro poema aos 4 anos, como não sabia ler, pediu pra mãe para escrever, porque ainda não era alfabetizado. De lá pra cá, já são 24 poemas publicados e tanto outros que vão estar num segundo livro que ele pretende lançar em breve.

hgh

O nome do livro surgiu na época que João Filipe estudava na Girassol, o sussurrador de poesia é um projeto que todo o ano a escola desenvolve, os alunos criam um cone e sussurram poesias no ouvido de quem está disposto a ouvir. Durante o encontro com os alunos, João Filipe não só leu alguns dos seus poemas, como respondeu às várias perguntas das crianças e ainda apresentou um dos poemas que ele musicou – sim o menino ainda é guitarrista e faz parte de uma banda de rock -para o Festival de Música da Girassol, Femeg.

A carreira do garoto escritor mexeu com a imaginação das crianças. Noemy, 9 anos, adora ler e disse que não esperava encontrar um poeta tão jovem, “eu achava que só adulto podia lançar um livro”, diz Noemy. Quem também ficou animada foi Sara, 9 anos, ela revelou que também escreve poesias, “quem sabe um dia, já maior, eu também não volto na Girassol pra falar sobre o meu livro”. Para Caio, também de 9 anos, encontros como estes na escola incentivam os alunos a ler mais ” a semana da poesia é muito importante, faz a gente relembrar as poesias que existem no mundo”.

nbn

Deixe um comentário

