POESIA E TECNOLOGIA UNEM ALUNOS E A ESCRITORA ROSEANA MURRAY

alunos concentradosA poesia e a literatura tiveram lugar de destaque na Escola Girassol nesse início de março, mês que comemora o Dia Nacional da Poesia e aniversário do poeta baiano Castro Alves. Este ano a semana da poesia virou quinzenal, as crianças tiveram mais tempo para mergulhar no encantado mundo do texto poético com muita leitura, recitais e paradas literárias. 

A homenageada foi a escritora carioca Roseana Murray, ela conta com quase cem livros dedicados a literatura infantil e principalmente a poesia. Durante estes quinze dias, os alunos de todas as séries foram convidados a conhecer ainda mais o universo literário de Roseana. Foi a partir daí que a coordenadora de eventos da Girassol, Liris Letieres, juntamento com o pessoal da Biblioteca, responsáveis pela organização da quinzena de poesia, tiveram a ideia de convidar a escritora para um bate-papo via Skype com os alunos. Para esse bate-papo foram escolhidos alunos do 5° ano, A, B, C e D, com ajuda dos professores elaboram perguntas para a poetisa.
 
menino na conversa
Finalmente o grande dia, computador ligado na Internet, alunos concentrados, e de repente uma janela se abre, graças a tecnologia e o empenho do setor de informática da escola os alunos puderam estar diante da escritora. Para muitos era um momento singular em suas vidas, como conta Guilherme Aquino, do 5 ano B, “eu nunca entrevistei uma pessoa importante e famosa!”. Começa a entrevista, de um lado uma escritora tão ansiosa quanto as crianças, mas aos poucos a barreira da distância vai diminuindo e a sensação que fica, é que ela está ali ao lado de todos. 
 
poetisa
Ao final da entrevista, ou bate papo ou conferência online os alunos ficaram contentes e satisfeitos “achei legal, foi uma oportunidade grande de conhecer uma poeta”  diz Julia Barreto, do 5° ano C.  Já para Liris, este foi um momento inédito, mas que com certeza será repetido na escola. “Eu acredito que é dessa forma o jeito mais bacana de usar a tecnologia em grupo, no coletivo e a favor da educação, fiquei muito feliz com o resultado” explica Liris.
 
E já que a Internet foi a ponte de aproximação entre a escola e a poetisa, Roseana usou uma rede social para agradecer novamente os alunos “com tantos elogios e carinho ficarei um pouco vaidosa demais! Atenção tesouras, cortem o meu ego!”.
 
Trechos da entrevista realizada pelos alunos com Roseana Murray
 
1. Das suas poesias, qual a sua preferida ? E dos outros autores ?
Eu não tenho uma poesia preferida, porque são muitas. Já meus autores são muitos também, mas cito Cecília Meireles e Manoel Bandeira.
 
2. Quem te incentivou a escrever poesias, a ser uma poetisa ?
Eu comecei a escrever relatos e contos, que de repente foram se transformando em poesia. Mas um dia eu fiz uma série de poesias para o meu filho André, ele levou essas poesias para a escola, e os textos acabaram chamando atenção da professora dele, Sandra, que me mandou um bilhete dizendo que eu tinha que continuar escrevendo, que eram lindos. Isso sem dúvida foi um incentivo.
 
3. O que te inspira a escrever poesias. Em que momentos você se sente mais inspirada ?
Tudo me inspira, qualquer coisa que passa do lado de fora e de dentro de mim, que me emociona. O silêncio me ajuda a me inspirar, tenho uma casa na montanha e é muito bom escrever lá.
 
4. Você tem algum segredo para escrever poesias ? Usa alguma técnica ?
Não penso muito na técnica na hora de escrever, uso minha experiência, já publiquei quase cem livros, mas eu procuro a musicalidade das palavras, a rima vem espontaneamente.
 
5. Dos seus poemas, qual o de maior sucesso ? Qual o que você mais se orgulhou de ter escrito ?
Um poema eu não tenho, tenho o livro de maior sucesso que é o “Classificados Poéticos”. Gosto muito do livro “Manual da Delicadeza”.
 
6. Dos autores que você leu, qual o seu preferido ?
São muitos autores, muitos livros, quando criança meu livro preferido era o Sítio do Pica Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. 
 
7. O que lhe inspirou a escrever a poesia “Casa de Avó” ?
Primeiro tive a ideia de fazer um livro sobre casas, tem uns 20 anos que fiz este poema, fui pensando em várias casas, até que veio a casa da avó.
 
8. Qual mensagem você quer transmitir ao escrever os seus poemas ?
Quero transmitir valores, o cuidado com os outros, com o meio ambiente, ser educado e também carinhoso com as pessoas e com a natureza.
 
9. Quando você era criança, o que você pensava em ser quando crescer ?
Quando eu era criança pensava em ser bailarina, astrônoma, jornalista, mas depois que eu escrevi o primeiro, o segundo e o terceiro poema virei escritora.
 
10. Como você fez para incentivar a leitura nos seus dois filhos, André e Gustavo ?
Existem muitas maneiras de incentivar a leitura das crianças, contar histórias para eles, ter muitos livros pela casa, criar um cantinho na casa com os livros deles. Para os adolescentes procurar livros que sejam para a idade deles, que sejam de interesse deles. 
 
11. Você está feliz com o resultado de todos esses anos de trabalho ?
Essa noite acordei no meio da madrugada pensando na felicidade do meu trabalho. Quando eu soube que vocês da Escola Girassol, estão lendo meus livros, recitando meus poemas eu fico muito feliz, este é o grande resultado do meu trabalho.         
 
Tags: , , , , , , , ,

Uma resposta to “POESIA E TECNOLOGIA UNEM ALUNOS E A ESCRITORA ROSEANA MURRAY”

  1. EX- ALUNA Says:

    Que saudade estou dessa escola… Sinto falta de cada detalhe, cada momento… Nunca pensei que seria tão difícil dizer tchau para a Gira! Bjsss

Deixe um comentário

