CEDRAZ, A TURMA DO XAXADO E A GIRASSOL

QUEBRA POTEEste ano a Girassol está festejando o São João homenageando o autor e criador da Turma do Xaxado, Antônio Cedraz. Idealizado pelos professores do 3 º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos desses grupos criaram lindos murais inspirados na Turma do Xaxado.  Os personagens Artuzinho, Capiba, Zé Pequeno, Xaxado, Marinês e Marieta estão todos nos murais, representando as brincadeiras e barraquinhas da Festa de São João. Tem pescaria, quebra-pote, rabo de burro, comidas típicas e quadrilha junina.

CEDRAZ E LIRISToda essa criação foi comemorada por Cedraz, que fez questão de ver de perto os murais, “estou emocionado de ver crianças se inspirando nos meus desenhos para criar esses murais que fazem parte de uma festa tão importante para a nossa cultura, o São João”.

CEDRAZ E AS CRIANCASE os alunos, assim que viram Cedraz no corredor da Escola fizeram uma roda em torno dele, um dos meninos foi logo elogiando “você é um ótimo criador”. Daí em diante foi uma festa, Cedraz tirou foto e conversou com o grupo na sala de aula. Ele contou um pouco da sua trajetória, respondeu perguntas dos alunos, elogiou novamente o trabalho deles e dos professores e agradeceu à Girassol, “me sinto aqui entre amigos, a Girassol sempre apoio meu trabalho, já participei várias vezes da Estação da Leitura com as minhas publicações”.

QUADRILHAEste ano, a Turma do Xaxado também serviu de inspiração para o São João da TVE, a emissora pública da Bahia. Com o tema “São João Tempo de Ser Criança”, a TVE está exibindo um clip com os desenhos de Cedraz.  Para o autor, “tudo isso é a realização de um sonho, de um nordestino que sempre acreditou na força cultural do sertanejo, criando personagens que representam a simplicidade e a diversidade do povo brasileiro, mostrando histórias que falam da nossa terra.”

Saiba mais sobre a turma do Xaxado e o seu autor no site: www.xaxado.com.br

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: