A POESIA TOMOU CONTA DA GIRASSOL

SUSUURRADORES DE POESUA

De repente soa uma voz pelos corredores e salas da Girassol. Na mensagem, que sai pelas caixas de som, um convite à leitura. A Parada Literária foi uma das atividades da Semana da Poesia, que agitou a escola desde o início da semana.

Durante a Parada, todos os alunos, professores e funcionários devem parar o que estiverem fazendo para ler uma poesia ou um trecho de um livro. Foi o que fizeram os três amigos do 4º ano E, Pedro Henrique, Vinicius Fernandes e Igor Baum, que estavam na Bilioteca quando tocou o sinal que indica que é hora de pegar um livro. Para Vinicius, a Parada Literária é um momento de relaxamento “me ajuda a viajar pelas paisagens da literatura”.

MENINOS LEITORES

Pedro Henrique, Igor Baum e Vinicius Fernandes

A Semana da Poesia foi coordenada pela Bibliotecária Soraia Cristina e os assistentes literários Lisa Vietra e Alexandre Geiler. Segundo Soraia, foram várias semanas de muito trabalho. “A resposta das crianças, a participação delas e dos professores superaram nossas expectativas, sem falar que ver um grupo de crianças recitando uma poesia emociona qualquer um” explica Soraia. Lisa conta que o evento começou na sexta-feira passada com um lanche coletivo na Bilioteca, cada criança sentava em volta de uma toalha e tirava de uma sexta a poesia que queria ler para o grupo. 

Conseguem imaginar um recreio silencioso? Isso aconteceu na Girassol, com os Sussurradores de Poesia. Os alunos do 5º ano, com um cano na mão, sussurravam textos poéticos no ouvido de quem estivesse por perto, nem as colaborados da cantina escaparam.”A nossa ideia era sair da Bilioteca mesmo e levar a poesia para todos os cantos da Escola, revela Lisa”.

CANTINA

Sussurradores de Poesia

E a Semana da Poesia não parou por aí, teve também a Rádio Poeta, que homenageou Vinicius de Moraes, com curiosidades sobre a vida do poetinha, que este ano completaria 100 anos se estivesse vivo e o Varal da Poesia, com poemas escritos pelos próprios professores e funcionários da escola. Por fim, o Recital Poético. No Recital, os alunos do 1º ao 5º anos se inscrevem para declamar um poesia de sua escolha. No palco do auditório passaram Cecília Meireles, Manoel Bandeira, José Paulo Paes, Liris Letieres e Vinicius de Moraes.

Recital Poético

Recital Poético

Para o aluno Pedro Henrique, essa semana foi bem legal, “eu li mais, quer dizer que eu aprendi mais. Por que quanto mais a gente lê, mais a gente sabe”. Igor concorda com Pedro e diz mais “por causa do Recital Poético eu passei a frequentar mais a Bilioteca na hora do Recreio, agora a minha meta é ler o livro que conta a história de Leonardo da Vinci durante o intervalo”.

E como todo dia pode ser o Dia da Poesia vamos fechar este texto com a poesia de Liris Letieres, escritora e coordenadora de eventos da Escola Girassol.

Mochila da Escola

Figurinha premiada
Chiclete amassado
Botão do timão

Papel de bala
Lápis sem ponta
Antigo pião

Agenda da escola
Pipocas do Zé
Revistinha do irmão
Pô, professora! Tanta coisa bacana e você só quer a lição?

Anúncios

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: