5 DE MARÇO NASCIA HEITOR VILLA-LOBOS

lobos

Heitor Villa-Lobos nasceu no Rio de Janeiro, no dia 5 de março de 1887. Recebeu orientação musical ainda criança. No ano de 1915, Villa-Lobos começou sua vida profissional como instrumentista e com 19 anos de idade fez suas primeiras composições.

Em 1922, participou da semana de arte realizada em São Paulo. No ano de 1923, viajou para a Europa e só voltou ao Brasil no ano de 1929. Muitas orquestras foram dirigidas por ele. Escreveu várias composições. Organizou um coral de 12.000 vozes em São Paulo no ano de 1931, acontecimento de grande importância na América do Sul. Fez várias viagens pelo mundo, dirigindo com entusiasmo suas próprias composições. Recebeu grande incentivo de Debussy e Stravinsky.

Villa-Lobos criou mais de mil composições, entre elas Trenzinho Caipira. A música faz parte da peça Bachianas Brasileiras nº 2. A obra se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra.

Literatura – No livro Villa-Lobos, da coleção Crianças Famosas, pais e filhos podem passear pela infância deste genial músico. Como se fosse um conto de fadas, a obra acompanha as travessuras e os primeiros momentos de interesse do menino Heitor pela música. Os incentivos do pai, da tia e dos sons que a própria vida lhe apresentavam. Os cantos dos pássaros e o apito do trem. Tudo era musica para o jovem Heitor.

LIVRO VILLA LOBOS

Música – Na década de 30, o maestro gravou o disco Villa Lobos & os brinquedos de roda,  composto por canções de brincadeiras infantis ambientadas e arranjadas pelo artista.

As canções foram adaptadas para instrumentos de percussão e vozes de crianças e adolescentes, valorizando-as em seus aspectos melódicos, rítmicos e harmônicos. Hoje o disco está a disposição do público em CD.

Villa-Lobos_os_brinquedos_de_roda_-_CD_7_12

Heitor Villa-Lobos faleceu no Rio de Janeiro, no dia 17 de novembro do ano de 1959. Foi sepultado no Cemitério de São João Batista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: