UMA NOITE DE REFLEXÃO NA GIRASSOL

Dando continuidade ao ciclo de palestras, a Escola Girassol recebeu na noite de ontem (30/10) a psicanalista Sandra Pedreira.  Sandra, que tem uma larga experiência com terapia de crianças, fez uma análise sobre a relação da criança atual com a autoridade e limites. Segundo a psicanalista, o mundo moderno, a contemporaneidade , colocam as crianças em situações que acabam interferindo na sua vida afetiva. “No meu consultorio eu vejo crianças com sintomas de adultos, sintomas que não apareciam 15 ou 20 anos atrás. Hoje as crianças  apresentam quadros de úlceras por causa da ansiedade, com enxaquecas porque estão tensas e fobias que a impedem de ir para a escola ou sair de casa”, diz Sandra.

E por que isso está acontecendo?  De acordo com Sandra, as condições atuais da sociedade exigem que as crianças tenham posições que causam sofrimento. Os pais dizem, “se eu te dou o melhor, você tem que ser o melhor” e fazem isso de forma inconsciente. Se o mundo está exigente com os pais, eles tendem a ser exigentes com os filhos. Por outro lado, os pais estão fragilizados, tensos, questionam a todo instante se é correto dar uma bronca, dizer não, dar limites.  E por conta de todas essas dúvidas, eles acabam entregando a educação dos fillhos a escola ou a terapia, e cobram resultados. Para Sandra “ser pai ou mãe não é só ter filhos, é criá-los. Não é somente dar tudo do bom e melhor,  é trazer pra si a responsabilidade de cuidar de educar”.       

É importante que a família faça as crianças entenderem as leis do mundo, aceitar as regras do contexto social,  que ela tenha a quem respeitar. Essa figura, seja ela o pai, a mãe ou até mesmo outra pessoa, tenha autoridade sobre a criança. Ela vai respeitar e entender que essa pessoa é quem define limites e ao mesmo tempo é quem dá amor, quem cuida dela.

Ao final da palestra, a psicanalista respondeu perguntas e ouviu considerações dos pais sobre o tema. Foi uma noite de muita reflexão para pais, professores e toda a comunidade da Girassol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: