O PROGRAMA BILÍNGUE DA ESCOLA GIRASSOL

O Programa de Educação Bilíngue da Escola Girassol começa no primeiro ano do Ensino Fundamental, os estudantes permanecem no turno oposto ao ensino regulamentar, em sessões de 2 horas diárias, para participar de um currículo internacional que compreende conteúdos de algumas áreas do conhecimento e integra-os, gradativamente, ao currículo nacional desenvolvido na língua materna.

O programa bilíngue tem como base a abordagem denominada Content Based Instruction (CBI), amplamente utilizada para o ensino e aprendizagem do inglês para falantes de outras línguas em países anglofônicos. A comunicação entre professor e aluno é realizada na 2ª língua, da forma mais autêntica possível, enquanto significados são negociados e conceitos (re)construídos.

A seguir uma entrevista com a Coordenadora de Inglês da Escola Girassol, Paula Castro. Ela responde algumas das principais dúvidas do pais.

1. O que os alunos vão aprender no primeiro ano do Bilíngue ?
Os alunos vivenciarão o processo de aquisição da segunda língua através de propostas pedagógicas significativas, especialmente nas áreas de Linguagem, Matemática e Ciências Naturais. O inglês é usado como língua de instrução e as interações sociais também são estimuladas no segundo idioma. A habilidade da expressão oral é o principal objetivo nesta fase inicial.

2. Os alunos levam atividades para casa ?
O programa bilíngue não prevê atividades para casa, mesmo porque as trocas linguísticas na escola são o suporte principal para a construção do repertório em inglês.

3. Como é feita a avaliação pedagógica ?
Ocorre de forma contínua, formativa, durante todo o processo de aprendizagem. É realizada através de registros que têm a função de nortear a intervenção e comunicar a síntese da aprendizagem. Quando os alunos estão no 3o, 4o e 5o anos, têm a possibilidade de realizar os exames internacionais de Cambridge, especialmente preparados para comprovar o nível de proficiência de alunos desta faixa etária. As Certificações de Cambridge ESOL são amplamente reconhecidas em todo o mundo.

4. Como é a hora do almoço ? Eles podem almoçar em casa ?
No horário do almoço, as crianças podem almoçar no refeitório da escola, quando serão acompanhadas por um assistente durante a alimentação e o descanso antes do próximo período de estudos. Podem ainda, almoçar com seus pais ou portadores cadastrados, fora da escola, diante de prévia autorização dos responsáveis e ciência da coordenação do programa.

5. Existe algum momento de descanso ?
Após o almoço no refeitório da escola, as crianças realizam a escovação de dentes e participam de atividades de maior contenção, mais tranquilas, durante um período que antecede um novo turno de vivências pedagógicas.

6. Qual o objetivo principal do Programa de Educação Bilíngue da Girassol ?
Contribuir para a formação de aprendizes de um novo tempo, que exige cidadãos planetários conscientes e mais humanos, capazes de realizar uma reflexão crítica sobre as relações linguísticas e culturais mantidas pela e na linguagem. Ampliar a visão de mundo dos estudantes, sem que desconsiderem os interesses próprios de nosso contexto social ou desqualifiquem nossos valores e identidade cultural. O objetivo maior é inseri-los na construção de um mundo com possibilidades ampliadas de diálogo e compreensão das diversidades.

Paula Castro é formada em Direito PUC/SP, Letras CEUCLAR/SP e Pedagogia Uninove/SP, (1998) desenvolveu-se como educadora atuando primeiramente como Head Teacher e logo como Coordenadora das séries iniciais da Escola do Futuro em São Paulo-SP, instituição de educação bilíngue da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Em 2001, mudou-se para o Paraguai, assumindo a assessoria pedagógica do currículo internacional ACE implementado em escolas públicas e privadas, sendo responsável pela capacitação dos professores nesta área educacional. Em 2005, já em São Paulo, coordenou o programa de imersão na Educação Infantil da Escola do Futuro e, desde 2008, implementou e coordena os programas de inglês intensivo e de educação bilíngue na Escola Girassol e no Colégio Cândido Portinari. Suas áreas de interesse são bilinguismo, educação plurilíngue, aquisição da L2 na primeira infância e, neste período, vem dedicando-se a participações tanto como palestrante quanto como colaboradora em conferências nacionais e internacionais sobre tais temas.

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: