MARCADORES DO TEMPO – IMPRESSÃO DE UM OLHAR SENSÍVEL

O período da Educação Infantil é repleto de desejos. Desejos de brincar, explorar, experimentar, descobrir e aprender o mundo. Tantos desejos, com diversas vias de aprendizagem. Mas o que realmente importa às crianças é o aprender brincando, é a possibilidade de sonhar e aventurar-se, curiosamente, pelo inesperado.

Com base nessas informações pensamos?

Como trabalhar Marcadores do Tempo com as crianças? Como trazer de forma instigante e prazerosa esse conteúdo que é pra vida? Cuidamos de observar, primeiro elas, crianças do G4 A, depois o que elas observavam: as coisas e mudanças ao seu redor. Por este caminho, chegou o outono, com noites longas e dias mais curtos, mudanças bruscas de temperatura e a sensacional mudança na coloração das folhas. A percepção desse movimento natural do tempo contribuiu para a construção do olhar sensível, curioso e inquieto e, para fortalecê-lo, uma boa olhada na tela de Monet, pintor impressionista. Com pinceladas,  observação e inspiração  as crianças registram o seu olhar .

“O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza, utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza”.

Sei como voltar:
as cores do meu outono
desenham caminhos.

Yberê Líbera

texto de Joseli Lordelo de Carvalho – Educadora da Escola Girassol

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: