TEMPO CHUVOSO FAZ AUMENTAR AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Tempo chuvoso faz aumentar a ocorrência de doenças respiratórias. Os hospitais e postos de saúde ficam lotados de crianças, principalmente abaixo de cinco anos, com gripe, resfriado, alergia e infecção viral.

É preciso ter atenção para as características que diferenciam gripes e resfriados. “A gripe se diferencia do resfriado comum por ter manifestação sistêmica, o paciente sente febre, mal estar, dor no corpo. Já o resfriado comum tem manifestação mais locais, mas sem febre” explica a pediatra Ivana Paula Ribeiro, mãe de Clarissa do 4 ano da Escola Girassol.

Segundo Ivana, “as crianças com menos de 5 anos, são mais dispostas a ter gripes porque o sistema imunológico ainda está em formação”. A pediatra diz que a melhor forma de prevenção é a vacina e evitar lugares fechados como shoppings e supermercados. Os pais também devem evitar levar os filhos para escola quando estão doentes. De acordo com a pediatra, “além de ser desconfortável para a criança, podendo até agravar o seu estado de saúde, a doença pode ser transmitida para o grupo”.

Ivana ainda chama atenção para as mãos, “é preciso ter cuidados com as mãos, lavar sempre que puder com sabonete e se não tiver água por perto, passar álcool gel evita a transmissão de doenças”. Para este período a médica recomenda muito liquído (água, suco de fruta e água de coco) estes alimentos ajudam na recuperação da criança.

E já que estamos falando em mãos, este clip produzido pela TV Cultura ensina a lavar as mãos de forma divertida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: