O BILÍNGUE DA ESCOLA GIRASSOL

O Programa Bilíngue foi implantado na Escola Girassol em 2009. Começou com 2 turmas e, para 2012, já estão previstas 12 turmas. No Bilíngue, os alunos permanecem na escola por 2 horas no turno oposto, construindo a segunda língua, através de conteúdos de áreas do conhecimento, comunicando-se em inglês.

Em novembro do ano passado, os alunos do 3º ano prestaram o Exame Young Learners da CAMBRIDGE, renomada universidade inglesa, que se destaca internacionalmente na certificação da proficiência de língua estrangeira. A sessão foi realizada na própria Girassol, sendo a primeira vez que uma escola regulamentar em Salvador oferece esta oportunidade. O resultado superou todas as expectativas. A média final alcançada pelos alunos foi de 98% em expressão oral, 90% em leitura e escrita e 81% em compreensão auditiva.

A seguir, uma entrevista com a coordenadora do Programa Bilíngue Paula Castro.

1. No Bilíngue só se fala em inglês?
Toda interação comunicativa, tanto nas vivências sociais quanto nos momentos de intervenção pedagógica são realizadas na língua inglesa. Geralmente, os professores comunicam-se somente em inglês e as crianças avançam gradativamente desde a compreensão do idioma, usando a língua materna nos enunciados, pois inicialmente não possuem domínio sobre estruturas e vocabulário para construir linguagem no segundo idioma, até a sustentação da comunicação diretamente em inglês, após um período de internalização da língua-alvo.

2. As crianças são avaliadas em inglês?
O processo de avaliação é o mesmo praticado no currículo regulamentar, ou seja, a avaliação é realizada através da observação constante das interações e nos avanços das crianças nas habilidades objetivadas. No programa bilíngue desenvolvemos as habilidades de escuta compreensiva, expressão oral, leitura e escrita.

3. Como adaptar crianças novas, que nunca estudaram inglês?
O ideal é que as crianças ingressem no programa, no primeiro ano do Ens. Fundamental para que tenham a oportunidade de desenvolver estruturas linguísticas básicas, bem como ampliar o banco vocabular e assim construírem proficiência na segunda língua, gradativamente, a partir de vivências significativas em contexto autêntico do uso da língua-alvo.

4. Como é desenvolvido o inglês para crianças de 1 a 3 anos?
Este é um período muito importante para a aquisição de uma segunda língua, pois o organismo da criança está fisiologicamente preparado para construir linguagem e negociar os sentidos de uma língua. O idioma-alvo deve ser experimentado em vivências significativas para o universo infantil, ou seja, a criança deve ser exposta à nova língua de maneira natural e lúdica. Os alunos são envolvidos em situações comunicativas adequadas à idade, como nas contações de histórias, canções e brincadeiras. Nesta fase, diante de uma exposição adequada, cria-se uma representação neuronal da língua estrangeira e a criança adquire o idioma de forma não fragmentada, percebendo os sons específicos do inglês e reproduzindo-os com maior precisão.

 

 

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