A FAMÍLIA TEM QUE DAR RAIZ E ASAS

Alexandre Coimbra na palestra

Auditório cheio de pais e mães ávidos para ouvir as palavras do Psicólogo e Terapeuta Familiar Alexandre Coimbra Amaral. Ele foi convidado pela Escola Girassol para uma palestra (realizada no dia 19 de julho) que teve como tema “Novos desafios para uma nova família”.

Alexandre começou a palestra mostrando duas fotos, uma representando uma família dos anos 60 e a outra uma família de 2005. Além de 45 anos de diferença, o que separa as duas famílias da foto é a sociedade, mundos diferentes. Enquanto que nos anos 60 era apenas o homem que saía para trabalhar e a mulher ficava em casa, hoje elas  também estão no mercado de trabalho e dividem a educação dos filhos com o marido.  Para Alexandre, “a família não está em crise, como alguns insistem em dizer por aí, mas está sendo pulverizada. Aquela família de comercial de margarina está em extinção.”  

Durante a palestra Alexandre, explicou a função da família hoje. Ela tem como tarefa essencial apoiar o processo de individualização, formação de identidade e de autonomia da criança. “A família tem que dar raiz e asas aos filhos e a todo instante pensar o quanto está dando de raiz e asas”.

O palestrante também chamou a atenção dos pais para a transmissão de regras e normas. Segundo Alexandre este é maior caos da família, “a maioria perdeu a bússola, houve uma psicologia da vida que tudo cria trauma, é preciso encontrar o equilíbrio entre o limite e afeto, uma medida difícil”.

Alexandre ainda explicou as novas formações familiares: casais sem filhos, dois pais casados,  casal com dupla moradia, família adotivas, famílias divorciadas, famílias homossexuais, famílias recasadas. “Existem vários formatos de famílias, mas o importante nisso tudo é o conteúdo dela”. No final, Alexandre citou a música  ParaTodos, de Chico Buarque, que fala como as famílias podem ser constituídas.

Após o fim das palavras do psicólogo, os pais puderam fazer perguntas e tirar dúvidas com Alexandre (em breve um post no Blog só com as perguntas dos pais e a repostas de Alexandre). A palestra, que integra as comemorações dos 40 anos da Escola Girassol foi com certeza para os pais e educadores da Girassol um momento de muita reflexão.

Alexandre Coimbra Amaral – Psicólogo, terapeuta familiar e de casais, diretor do Instituto Humanitas, coordenador da Pós-Graduação em Psicologia Sistêmica e Familiar da UNIJORGE professor da Residência em Saúde Mental do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: