40 ANOS GIRASSOL – A HISTÓRIA DE TATIANA

” Foi nas salas da Escola Girassol que iniciei muitas coisas. Foi ali que dei minhas primeiras aulas, foi ali que comecei a pensar como educadora e foi ali que fiz minhas primeiras músicas infantis, especialmente para ajudar às professoras de sala, que me pediam músicas sobre temas específicos e que muitas vezes eu não sabia música alguma sobre o tema.  Aí eu fazia.

Quando eu voltei para Campinas, percebi que tinha um material musical inédito, muito do bonitinho, que poderia se transformar em um cd. Esse cd nasceu sob o nome de CANTANÇAS – cantigas para adultos e crianças que, por sua vez, se transformou em um show aprovado pelo Proac, Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado de São Paulo, que viajou por várias cidades paulistas, levando música e cultura para escolas da rede pública de ensino.

Sem dúvida, de todos os trabalhos que já fiz é esse o trabalho que mais me orgulho, que mais me deu retorno, que mais me emocionou. Cantei as canções paridas na Girassol para crianças em situação de risco, para crianças internadas em hospitais, dentro de teatros lotados, em salas de aula, em pátios de escolas, no meio da praça. Vi adultos e crianças cantarem e dançarem comigo. Chorei em cena aberta quando um menininho de cinco anos na cadeira de rodas e cheio de problemas neurológicos dançou comigo, sem que eu me desse conta que era possível dançar em uma cadeira de rodas. Chorei abraçada a uma mãe que me dizia que seu filho em tratamento de câncer, quimioterapia , não se levantava a dez dias e vendo o Cantanças ficou de pé, cantou e riu.

Por causa deste cd eu comecei a dar oficinas de criatividade para professores do ensino fundamental em toda a rede municipal de Campinas com o intuito de desmistificar o ato de criar, para que cada professor possar compor seu próprio material musical. Isso tudo só aconteceu porque um dia eu fui professora da Girassol e resolvi compor especialmente para aquelas crianças e para aquelas professoras. Muitas pessoas foram tocadas por esse trabalho, principalmente eu, que me transformei em uma compositora-cantora-arte-educadora. Muitas crianças sorriram. Muitos adultos voltarem a ser crianças. Muitas vezes eu me lembrei onde tudo isso nasceu. E lá no meio do meu coração, naquele lugar onde se quarda todas as pérolas, existe um local muito especial para a Escola Girassol. Só tenho uma coisa a dizer: Muito, muito obrigada!!”

Por Tatiana Rocha

Vídeo de um show de Tatiana

Deixe um comentário

